sexta-feira, novembro 07, 2008

Assim, os seguintes elementos fazem parte da integralidade do objeto das abordagens psicossociais: a) o conhecimento crítico da realidade, das relações de poder e das contradições e lutas coisas na sociedade; b) a luta pela transformação das condições concretas de vida, de moradia e trabalho, enriquecer a vida do usuário de atenção psicossocial; c) o amplo reconhecimento das necessidades/desejos específicos dos indivíduos e grupos sociais; d) mudanças dos serviços e políticas sociais e dos saberes científico e profissionais no campo e dos pressupostos epistemológicos que os sustentam; e) ampliação da defesa dos direitos civis, políticos e sociais dos usuários através do empoderamento e exercício da cidadania; f) reinvenção de modos de viver no sentido de maior criatividade e inovação, ao contrário da adaptação e ajustamento social. (VASCONCELOS, 2008b).

2 comentários:

Poulain disse...

Valdemar,
sou psicóloga e trabalho em SP. Gostei dos teus trabalhos postados no blog.
Faço parte de uma rede chamada GESTO Psicanálise www.gestopsicanalise.com.br
que está iniciando sua divulgação recentemente. Podemos contar com a tua arte, se necessário?
Att,
Arielle SP

Unknown disse...

Convidamos a Luta Antimanicomial para participar do Desafio “Rompendo Paradigmas da Saúde Mental”, uma realização do Changemakers da Ashoka em parceria com a Fundação Robert Wood Johnson.

Queremos identificar ideias e soluções inovadoras de todo o mundo capazes de quebrar estereótipos e estigmas no campo da saúde mental. Visite a página do Desafio em nosso site para mais informações.

Junte-se a nós! Preencha a ficha de inscrição online e apresente sua iniciativa.

Você pode se inscrever até o dia 14 de outubro de 2009 e concorrer a um apoio financeiro de U$S 5mil para o fortalecimento de seu projeto. Inscreva-se o quanto antes!

Ao participar do Desafio você integrará uma comunidade online de pessoas que pensam e buscam soluções criativas aos problemas globais, poderá trocar experiências e aprimorar seu trabalho além de colaborar com outras pessoas que assim como você contribuem para transformações sociais no mundo.

Estamos à disposição e contamos com a sua participação!

Atenciosamente,



Changemakers da Ashoka

Siga o Changemakers no Twitter

Msn: changemakers.brasil@gmail.com

Skype: changemakers.brasil / Changemakers Brasil

55 (11) 3085 9190

Ashoka Empreendedores Sociais

Todo mundo pode mudar o mundo

* pense antes de imprimir

www.ashoka.org.br

www.changemakers.com