sexta-feira, abril 16, 2010

Essa eh do Dr. E. Bernstein, divertida:

http://anti-psiquiatria.blogspot.com

Seja uma Pessoa Mentalmente Saudável

Considerando a projeção da OMS de que daqui a algumas décadas aproximadamente cerca de 450 milhões de pessoas estarão acometidas por algum tipo de enfermidade mental, e considerando as grandes descobertas e avanços tecnológicos da psiquiatria no que diz respeito ao tratamento de tais doenças indiscutivelmente óbvias, torna-se imperativo, para efeito de prevenção, que nossa sociedade adote ou mantenha hábitos de vida a fim de permanecerem mentalmente saudáveis. Por se tratar de uma tarefa nobre e demasiada difícil darei alguns conselhos para os que temem algum dia sofrer de doença tão terrível, como a esquizofrenia, por exemplo.

- Não ouça os que negam a existência da doença mental

Sim, não dê ouvidos aos charlatões que insistem dizer que doença mental não existe. É claro que ela existe, e a maior prova disto é a de que não existe nenhum exame específico capaz de detectar sua existência.

- Os críticos da psiquiatria só querem ganhar dinheiro à custa do sofrimento humano

Isto é realmente verdade. Trabalho sério mesmo são os do que apóiam a intervenção à base de drogas cuja indústria farmacêutica fatura bilhões ao ano. Estes são os senhores que escrevem livros baseados em critérios frouxos e impressões tendenciosas.

- O psiquiatra é seu melhor amigo

Um amigo é algo sempre desejável, mas um amigo que nos priva de liberdade e nos trata contra nossa vontade, isto é algo realmente apaixonante. Prova maior de compaixão pelo ser humano remonta apenas ao holocausto judeu.



- Psicoterapia é uma forma de tratamento como outra qualquer

Há certa dificuldade por parte dos críticos de compreender a atividade psicoterápica como forma de tratamento como outra qualquer. Aqui não existe nenhum mistério. O psicoterapeuta trata seu paciente da mesma maneira que o padre trata seu confessor. Um fala e outro escuta. O que fala às vezes escuta o que o primeiro tem a dizer. O confessor geralmente considera isto bom, a ponto de modificar sua vida e sentir-se melhor.

- Drogas psiquiátricas não fazem mal à saúde

Alguns críticos cometem a asneira de dizer que estas drogas mutilam o cérebro daqueles que as utilizam. Isto é falso. É apenas uma coincidência o fato de inúmeros pacientes mentais apresentarem distúrbios neurológicos, além de uma série de outros sintomas, e de terem uma expectativa de vida inferior a da maioria da população. Depois de administrar por longo período de anos drogas que atacam o cérebro, é lógico que o mesmo permanecerá intacto. É quase como passar toda uma vida fumando tabaco, e o pulmão se mostrar tão saudável quanto à de um recém-nascido.

- Seja feliz, não satisfaça sua vontade, mas a dos outros

O segredo das pessoas felizes está aqui: se alguém lhe estapear a cara, dê um aplauso. Se sentir vontade de chorar, sorria. Se quiser dizer um não, diga sim. Nada é tão gratificante quanto satisfazer a vontade alheia ao prejudicar nosso desejo e destruir nossa pessoa. Os psiquiatras são quase divinos na arte de compreender o ser humano e indicar o melhor caminho a seguir. Assim se uma pessoa age como louco pelo fato de ser tratada como animal, o esperado é que ela se trate a fim de agir como a besta tal como é considerada por outros.

Nenhum comentário: