terça-feira, abril 06, 2004

Sempre sonhei com um jornal-oficina no NAPS que realmente tivesse mais letras doidas. Que não fosse apenas um instrumento de divulgação das atividades, mas que pudesse também refletir algum espírito crítico, surreal e anárquico, como costuma ser nossa convivência e crescimento: pessoal, terapêutico e político, aqui na casa da ponta do coral. Neste sentido, gostaria de trocar uma palavra ou duas com você, caro leitor.
São muitas lutas nesses anos de existência da Associação. Para citar algumas: a participação maciça dos usuários no V Encontro Nacional da Luta Antimanicomial, em Miguel Pereira, Rio de Janeiro, outubro de 2001; a III Conferência Nacional de Saúde Mental, Brasília, mesmo ano; nossa construção de um SUS autenticamente democrático e eficiente, através da cadeira no Conselho Municipal de Saúde de Florianópolis; a luta pelo passe, a alimentação e a reforma do casarão. Nestes e em outros casos, a união e articulação dos usuários do NAPS foi parte essencial para que atingíssemos nossos objetivos.
Agora é o momento de, como esta história na mão, olharmos para o futuro sem medo, mas sem ilusões. Existem diferenças de posturas políticas e ideológicas fundamentais que marcam nossa convivência dentro do NAPS. Uns agem de maneira paternalista, procurando soluções de resultado imediato e voltada ao próprio benefício. Outros pretendem encontrar saídas com um olhar especial para o coletivo, quebrando um padrão de dependência e de eterna passividade, herança de uma cultura política antiquada, que hoje se mostra claramente incapaz de atender aos desejos de melhorar a qualidade de vida dos nossos: familiares, usuários e técnicos. Estes mesmo que constroem um espaço de convivência tão rico em possibilidades, quanto o NAPS.
Cabe a cada um compreender estas relações de poder e, consciente das posturas e propostas de cada grupo, participar ativamente das decisões tomadas: dentro da Associação, das Assembléias Gerais e junto à coordenação do NAPS, como forças que aqui representamos: técnicos, familiares e usuários.

Nilo Marques de Medeiros Neto
Vice-Presindente da Associação dos Usuários do NAPS

Nenhum comentário: